R.P.G. - Reeducação Postural Global

Criado na França, a Reeducação Postural Global - R.P.G. nasceu no ano de 1980 após 15 anos de estudos de biomecânica, com a publicação da obra "O Campo Fechado". Ainda se encontra em perpétua evolução, sobretudo nos casos de escoliose, deformação que pede uma utilização sutil  e criteriosa das flexibilizações. Um dos diferenciais do RPG é a revalorização da função estática dos músculos, músculos esses que são responsáveis pela manutenção da nossa postura, seja em pé, sentado ou durante o movimento. A atividade continua desses músculos tende a enrijecê-los e cada vez que se enrijece, um músculo aproxima suas extremidades, desloca os ossos onde são fixados, bloqueiam as articulações, o corpo se deforma. Além disso freiam os movimentos de um conjunto de músculos. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural. Mas como os músculos estão organizados em cadeias musculares, toda tentativa de alongamento vai gerar compensações. O RPG então propõe que o paciente seja tratado como um todo, através de posturas de alongamento progressivamente mais globais que permitirão alongar todo músculo enrijecido e, desse modo, reencontrar a retração original. O método une os conceitos de individualidade (cada indivíduo manifesta sua patologia de uma forma pessoal); causalidade (busca da causa da dor, refazendo o caminho da consequência à causa de uma lesão e suprimi-las conjuntamente) e; globalidade (tratar o paciente e não a doença).

Indicações: É indicado no tratamento de afecções do aparelho osteomioarticular, em todas as áreas da Fisioterapia, problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e esportivos.

Tratamento: Após uma avaliação criteriosa, são identificadas as cadeias musculares mais rígidas e definidas as posturas de tratamento. Cada sessão tem duração de 1 hora. Pode ser feito de 1 a 2 vezes por semana de acordo com a patologia. A duração do tratamento varia de acordo com a patologia, geralmente depois de 10 sessões os resultados começam a aparecer. Fique atento: a técnica deve ser aplicada apenas por fisioterapeuta com o certificado de conclusão do curso de RPG.