É uma técnica em que agulhas muito finas (as mesmas que da acupuntura) são utilizadas para desativar pontos-gatilho, pontos dolorosos, ou contraturas, com o objetivo de promover relaxamento muscular e bem-estar do paciente. É feita uma pressão para liberar o espasmo e para melhorar o fluxo sanguíneo e a oxigenação do tecido muscular. Essa técnica já era feita com a pressão dos dedos, mas as agulhas oferecem um resultado melhor e menos indolor. O procedimento leva poucos minutos e pode ser feito no consultório. Em uma única consulta, vários locais podem ser tratados.
Diferença para acupuntura
A terapia chinesa utiliza pontos específicos clássicos e leva em conta aspectos, como energia corporal em equilíbrio, o Yin e Yang. O agulhamento seco utiliza evidências científicas do processo de analgesia e alívio da dor por hiperestimulação, liberando toda a região tensa.
Indicações:
A técnica pode ser usada no tratamento de enxaqueca, fibromialgia, Lesão do Esforço Repetitivo (LER), dor crônica nas regiões cervical, torácica e lombar, nos joelhos, ombros, quadril, e em qualquer lugar parte do corpo com lesão de origem muscular. A técnica deve ser associada ao tratamento que o paciente já realiza.
Ótima opção quando o paciente tem alergia a algum medicamento.