É um método de tratamento que serve para diminuir os quadros de tensões e dores musculares. Baseia-se na utilização de ganchos ou “crochets” que são utilizados na quebra das aderências do sistema músculo-esquelético. Os benefícios das terapias manuais para tratamento e prevenção de dores e disfunções são muitos. E cada vez mais os profissionais da saúde exploram as práticas manuais. São diversas técnicas que focam, na maioria das vezes, na eliminação de pontos de tensão e aderências. Entre elas, a Crochetagem, utilizada de forma complementar nos tratamentos com a utilização de uma ferramenta chamada gancho (em francês Crochet) como elemento de transição entre a mão do terapeuta e as estruturas a serem tratadas.
Indicações:
- As aderências consecutivas a uma fibrose cicatricial iatrogênica cirúrgica.
- As algias inflamatórias ou não inflamatórias do aparelho locomotor: miosite, epicondilites, tendinites, periartrites, pubalgia, lombalgia, fascites, tensão na ATM, torcicolo… .
- As nevralgias consecutivas a uma irritação mecânica dos nervos periféricos, occipitalgia do nervo de Arnold, nevralgia cervico-braquial, nevralgias intercostais, ciatalgia.
- As síndromes tróficas dos membros: algoneurodistrofia, canal do carpo.