A abordagem terapêutica da Biodecodage trata do sentido biológico da doença, visando a cura através da identificação de emoções vividas e que deixam uma memória em nosso corpo. Bastante recente no Brasil, uma das grandes diferenças que apresenta é a aplicação somente a partir de diagnóstico médico.
Por isso, qualquer doença – seja de cunho físico ou psicológico – pode ser tratada. Vitiligo, depressão, osteoporose, dores articulares, enxaqueca, diabetes, problemas no ombro, câncer… Para isso, o terapeuta durante a sessão de biodecodage precisa encontrar o momento onde foi gerado o estresse vivenciado.
A emoção gera uma memória, e dependendo de como cada pessoa vivencia a experiência, o registro afeta um lugar corporal específico. Ou seja, uma mesma experiência, pode ser absorvida de forma diferente para cada um.
A biodecodage pode ser aplicada desde crianças até idosos, com cuidados extras no caso de gestantes. O número de sessões depende de se encontrar o programante, que também podem estar ligados com outros conflitos, que precisam ser trabalhados um a um. Cada sessão leva cerca de 1 hora.