Fisioterapia Oncológica

CÂNCER DE MAMA
Segundo tipo de câncer mais frequente em todo o mundo, sendo o mais comum entre as mulheres;
Normalmente acomete tanto as estruturas anatômicas da mama, como a axila (retirada dos linfonodos axilares);
Linfonodos axilares = sistema linfático
Responsável por transportar e absorver água e proteína, ou seja, faz uma limpeza no sangue. Além de proteger o organismo contra infecção.
Comprometimento do sistema linfático -> leva ao acumulo de linfa -> inchaço generalizado dos membros superiores = LINFEDEMA !!!

A fisioterapia auxilia em todas as fases do câncer de mama, desde 0-15 dias após cirurgia, até o pós-operatório tardio (depois de 15 dias), tratando as complicações, retomando a funcionalidade do membro acometido, prevenindo o linfedema, melhorando a autoestima e imagem corporal da paciente.

CÂNCER DE PRÓSTATA (Tumor Maligno)
Mais frequente em homens acima de 50 anos;
Incidência aumenta com a imagem;
Acomete um número elevado de indivíduos sem apresentar nenhum sintoma.
Por isso, devem ser realizados exames preventivos rotineiramente a partir dos 50 anos. E a partir dos 40 com caso na família.
Se detectado precocemente: aumenta chance de cura;

Não produz sintomas nas fases iniciais;

Sintomas tardios: dificuldades para eliminar a urina, enfraquecimento do jato urinário e aumento do numero de micções (vezes que vai ao banheiro).

Tratamento: terapia hormonal, cirurgia e/ou radioterapia (sendo determinado pelo seu médico urologista, pois cada caso é um caso). A fisioterapia atua diretamente na melhora destes sintomas urinários e quando necessário a cirurgia (prostectomia radical), tem por consequência complicações que também são tratadas pela fisioterapia, diminuindo significamente a perda urinária e uso de protetores, tornando o paciente totalmente ou parcialmente continente.