Fisioterapia Uroginicológica

INCONTINÊNCIA URINÁRIA (IU)

É qualquer perda involuntária de urina (ICS, 2002), estando com a bexiga cheia ou não; Nossa uretra tem que ser capaz de segurar a urina dentro da bexiga em qualquer situação; Fatores de risco – mulheres: obesidade, menopausa, envelhecimento, parto, depressão e diabetes. Homens: só apresentam perda urinária por consequência da pós-cirurgia de câncer de próstata ou por algum problema neurológico; IU em Atletas pode ser explicado pelo treino mal conduzido, tendo maior incidência em atividades de alto impacto e que desenvolva aumento da pressão abdominal.

Sintomas Que Devem Ser Avaliados: Se a perda de urina aos esforços (tosse, espirro, risada, mudança de posição, subir escadas, durante relação sexual, atividade física, etc) e procedida ou acompanhada de urgência. Independente da idade, sexo. Se prática ou não atividade física, perder urina NUNCA é normal.

O tratamento pode ser cirúrgico ou conservador. Muitas vezes, o tratamento conservador (fisioterapia), evita o processo cirúrgico, além de promover uma reeducação funcional vesical.

DISFUNÇÕES SEXUAIS
A disfunção sexual é um problema que atinge milhões de pessoas em todo o mundo, implica em distúrbio durante os estágios da relação sexual.

Homens
Falta de controle ejaculatório ou ejaculação precoce;
Disfunção erétil: incapacidade de iniciar a ereção, mantê-la e concluir o ato sexual de forma satisfatória – chegar ao orgasmo;
Dores em região anal e perineal.

Mulheres
Anorgasmia: é a ausência de orgasmo;
Vaginismo: contração involuntária dos músculos da vagina, provocando dor quando há penetração ou impedindo-a;
Dispaurenia: dores no momento da relação sexual.

O tratamento fisioterapêutico é realizado com exercícios e aparelhos específicos que devolvem o controle da musculatura da região da pelve, sendo eficaz tanto para homens quanto para as mulheres.

DOR PÉLVICA CRÔNICA (DPC)
Dor persistente na região da pelve (do umbigo para baixo), permanecendo por 6 meses ou mais; Leva a alterações emocionais, cognitivas e comportamentais;
Afeta um em cada 7 mulheres, entre 18-50 anos, devido a vários fatores; Nos homens, pode acometer aqueles que apresentam problemas de próstata.
A fisioterapia atua no alívio da dor e prevenindo a recorrência da mesma, tratando as causas musculoesqueléticas e os sintomas.

DISTOPIAS GENITAIS (PROLAPSO) É o deslocamento dos órgãos pélvicos (bexiga, reto, útero e seus anexos), desviando-se da posição normal. Sua prevalência em mulheres entre 20 a 59 anos é estimada em torno de 30,8%.

Sintomas Locais
Sensação de bola na vagina ou peso;
Abaulamento saindo pela vagina;
Dor perineal e lombar (ao final do dia);
Dificuldade na penetração e/ou colocação de absorvente interno;
Flatus vaginal;
Alteração de odor vaginal (ulcerações);